Relatório Anual de Atividades 2010

Publicações

Desenvolver, sistematizar e disseminar conhecimentos, ações e metodologias de trabalho é uma das linhas de atuação da Fundação Tide Setubal. Alinhado a esse objetivo, quatro publicações foram lançadas em 2010 com títulos que organizam aprendizados, apresentam projetos da região, registram e debatem temas relevantes sobre o desenvolvimento local. Todas são distribuídas gratuitamente e são distribuídas gratuitamente e estão disponíveis para download (clique na imagem da capa).

Cidadania Viva: Práticas Socioeducativas em São Miguel Paulista

Uma das maneiras de apoiar o desenvolvimento local é trabalhar em rede. A comunicação e a troca de experiências entre entidades que atuam no mesmo setor fortalecem, simultaneamente, a própria rede de apoio ao cidadão e a cada entidade em particular. A publicação deste livro é um passo nessa direção, pois tem o objetivo de lançar luz no trabalho de 22 ONGs, atuantes em São Miguel, retratadas em diferentes dimensões do exercício da cidadania, além de destacar o que elas têm em comum: um grande envolvimento na promoção da cidadania e na melhoria da qualidade de vida de todos que moram no bairro.

Cultura e Sustentabilidade: diálogos para a construção de um projeto de desenvolvimento cultural

Anualmente, a Fundação Tide Setubal realiza o Encontro de Cultura e Sustentabilidade com o objetivo de proporcionar um espaço de debate e reflexão sobre as políticas culturais na região, interligando-as ao contexto da cidade e do país. Sempre com um novo tema, o encontro reúne especialistas e a comunidade para conversar e trocar experiências. O evento é gravado e se transforma em publicação, como forma de multiplicar o conhecimento e a troca de saberes em outros espaços. A edição lançada em 2010 traz a apresentação de Alfredo Manevy, secretário executivo do Ministério da Cultura, que abordou no encontro de 2009, a importância de políticas públicas de longo prazo, a reformulação das leis de incentivo, do investimento na cultura popular, entre outros temas que reconhecem a cultura como um direito de todos.

Desenvolvimento Local e Fundações Comunitárias em Áreas Urbanas: desafios e oportunidades

Articular a implementar um fundo comunitário para o financiamento de micro e pequenos empreendedores é uma das iniciativas para contribuir com o fortalecimento institucional e o desenvolvimento local.

Para embasar essa ação, a Fundação realizou, em 2009, em parceria com o Gife um evento, com representantes de organizações públicas e privadas e lideranças comunitárias que abordaram os principais desafios, conflitos e pontos de convergência e de sinergia existentes entre os temas do desenvolvimento local e das fundações comunitárias no Brasil. O conteúdo está registrado nesta publicação, lançada em 2010, na abertura 6° Congresso Gife sobre investimento social privado (ISP), realizado no Rio de Janeiro (RJ), para cerca de 800 pessoas ligadas ao Terceiro Setor.

Olhar, Ouvir, Tocar Experiência da Educação pela Arte

A experiência da oficina de Música e Luteria do Núcleo ArteCulturAção é inspiração para o livro Olhar, Ouvir e Tocar Experiência da Educação pela Arte. Com atividades desenvolvidas, desde 2006, no Jardim Lapenna, zona leste de São Paulo, o projeto reúne jovens na produção de instrumentos de percussão e corda. A cultura é a matriz das ações, que estimulam, também, a reflexão com abordagens históricas, políticas e sociais. Esta publicação sistematiza o trabalho e apresenta o passo a passo das produções com a proposta de compartilhar o aprendizado com outras instituições que atuam nessa área.