Programação Cultural

Alinhada a perspectiva da cultura como elemento fundamental do desenvolvimento local, a Fundação Tide Setubal realiza ações para valorizar as raízes culturais da região, abrir espaços para a produção local e inserir São Miguel no circuito da cidade, além de estimular a reflexão sobre as políticas públicas nesta área.

Sessões de cinema, saraus, mostras musicais, exposições, encontros de hip hop e de cultura caipira compõem uma programação mensal ampla e diversa em uma região que conta com um único centro cultural, uma biblioteca e não há salas de cinema e teatro.

A soma dessas ações contribui para a ampliação das referências culturais da comunidade e fortalecem a rede local com espaço de participação e exposição de suas produções, além de estimular debates e mobilizações em torno das questões e reivindicações relacionadas à cultura dentro e fora de São Miguel.

Outro resultado, gerado pela programação cultural é o aumento do número de pessoas nas atividades propostas. Só para se ter idéia, em 2010, foram cerca de 46.500 pessoas com uma grande novidade: o festival do livro e da literatura (veja cobertura completa no link abaixo). Durante quatro anos, realizado no CDC Tide Setubal, a festa do livro ganhou as ruas do bairro com atividades em mais de 30 pontos diferentes. Entre eles, praças, escolas, calçadões, pontos de ônibus, estação de trem, clubes da comunidade se transformaram em palcos para encontros com autores, apresentações artísticas, intervenções teatrais que reuniram mais de 30 mil pessoas.

Outras atividades da programação

• 12 Sessões de Cinemas (infantil e infanto-juvenil);