Parcerias

A Fundação Tide Setubal, em sua atuação voltada ao desenvolvimento local sustentável articula-se com órgãos governamentais, organizações da sociedade civil, universidades, empresas, escolas, unidades de saúde, movimentos sociais, conselhos, fóruns e outros coletivos. Por meio de parcerias com esses agentes, busca o engajamento conjunto em ações que contribuam para o empoderamento da comunidade e para o fortalecimento do território.

A parceria não é um fim, mas um meio para que se conquistem resultados mais amplos ou de melhor qualidade nas ações desenvolvidas. O trabalho em parceria constitui, por um lado, uma metodologia que objetiva maior profundidade, extensão ou qualidade ao somar diferentes competências institucionais e, por outro, permite criar bases mais sólidas nos locais e nas redes envolvidas, sustentando, de maneira mais consistente e eficaz, as intervenções sociais.

Após 5 anos em São Miguel Paulista, a Fundação contabiliza cerca de 160 parcerias das mais diversas. Em recente levantamento, observou-se que as relações institucionais são estabelecidas com 43 entidades governamentais (entre escolas, CEUs, UBSs, Secretarias e seus programas), 5 conselhos, 7 igrejas, 12 empresas, 21 coletivos e fóruns, 5 universidades, para citar as mais relevantes. Com base nas experiências já realizadas, em 2011, a Fundação estruturará uma política de parcerias.

Alguns de nossos parceiros

Prefeitura da Cidade de São Paulo

A Prefeitura da quarta maior cidade do mundo é parceira da Fundação Tide Setubal em várias iniciativas, por meio de diversas secretarias e órgãos, e na instalação do Telecentro Tide Setubal, unidade número 139 do programa municipal de inclusão digital.

Subprefeitura de São Miguel Paulista

A Subprefeitura de São Miguel Paulista foi fundada em 1966, durante a gestão do prefeito Faria Lima. Abrange os bairros de São Miguel Paulista, Vila Jacuí e Jardim Helena, Zona Leste da capital, e é parceira da Fundação Tide Setubal no Ação Família São Miguel, no CDC Tide Setubal e em outras iniciativas.

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) é responsável pelo comando das políticas para essa área na cidade de São Paulo, que envolve dois programas estratégicos: o São Paulo Protege e o Programa Ação Família — Viver em Comunidade, do qual faz parte o Ação Família São Miguel, realizado pela Fundação Tide Setubal e pelo Instituto Alana. Por meio da Supervisão de Assistência Social e Desenvolvimento — São Miguel, foi parceira também no projeto Gestores de Aprendizagem Socioeducativa.

Secretaria Municipal de Educação

A Secretaria Municipal de Educação (Diretoria Leste 2) apóia os projetos de relacionamento com escolas e contribui para a formação do educador. Democratizar o acesso aos diversos espaços educacionais e promover a prática de novas técnicas educativas são algumas das atribuições dessa Secretaria. Em São Miguel, por meio da Diretoria Leste 2, a SME apóia a Fundação Tide Setubal em projetos de relacionamento com as escolas.

Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação

Programar e supervisionar as atividades esportivas e esportivo-educacionais em benefício da população é o papel da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo. As atividades são realizadas em vários locais da cidade, como no CDC Tide Setubal, onde se realiza o projeto Clube Escola, organizado pela Secretaria numa integração com a Fundação Tide Setubal e o Mini-balneário Almirante Pedro de Frontim, no Jardim São Vicente, em São Miguel Paulista.

Secretaria Municipal do Trabalho

A Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo prioriza, desde 2005, o investimento em qualificação profissional e em geração de emprego e renda na capital. Entre seus programas está o Capacita Sampa, que concedeu bolsas aos jovens participantes dos projetos São Miguel no Ar e São Miguel Paulista e Brasileiro, da Fundação Tide Setubal.

Serviço Social da Indústria - Sesi

O Serviço Social da Indústria (Sesi) é uma entidade de direito privado que presta assistência social aos trabalhadores industriais e de atividades semelhantes em todo o país. Atua no desenvolvimento social brasileiro, colaborando para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador, seus familiares e a comunidade em geral por meio de serviços nos campos da educação, saúde, lazer e esporte, cultura, alimentação e outros. Com a Fundação Tide Setubal, o Sesi promove em São Miguel Paulista as atividades da oficina escola de culinária e de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Associação Recreativa Brasil

Organização que tem como objetivo atuar na educação e recreação de crianças e jovens da comunidade por meio do esporte. Promove iniciação no futebol e, aos que se destacam, apoio para a inserção no mercado profissional. É parceira da Fundação Tide Setubal na co-gestão do CDC Tide Setubal.

Sociedade Amigos do Jardim Lapenna

Núcleo socioeducativo onde a comunidade do Jardim Lapenna, em São Miguel Paulista, participa de atividades recreativas, esportivas e educacionais. Mantém também uma creche e um abrigo. É parceira da Fundação no Galpão de Cultura e Cidadania e em outras iniciativas.

Restaurante Tordesilhas

Comandado pela chef de cozinha Mara Salles, o restaurante Tordesilhas é reconhecido por trazer em seus pratos as origens da cozinha brasileira. Mara é uma pesquisadora de campo, que viaja pelo país para conhecer as raízes da culinária nacional. Desde 2007, ela ministra cursos na região, em parceria com a Fundação Tide Setubal. Na primeira iniciativa Em 2007, Mara realizou o Curso de Cultura Alimentar, que levou às donas de casa de São Miguel Paulista receitas clássicas das festas juninas brasileiras do Nordeste e do interior paulista. Em 2010, foi a vez de dar um toque especial aos pratos caseiros com o curso Descobrindo o Prazer de Cozinhar.

Universidade de São Paulo – Escola de Artes e Ciências da Humanidade (USP Leste)

Em 2010, a Escola de Artes e Ciências da Humanidade (USP Leste) e a Fundação Tide Setubal lançaram o curso Pró Universidade de preparação para o vestibular. As 1000 vagas foram oferecidas a alunos de ensino médio das escolas públicas da região. Nesse mesmo ano, a EACH integrou o comitê de avaliação do Fundo Zona Leste Sustentável, que financia e dá suporte técnico a micro e pequenos empreendedores da região.

Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul)

Com mais de 40 anos de existência, transformou-se em respeitado centro de apoio educacional em São Paulo, caracterizado pela ênfase às atividades práticas inseridas nos cursos de graduação. A Unicsul tem feito diferentes parcerias com a Fundação Tide Setubal com cursos de formação em diferentes áreas para a comunidade no Ação Família São Miguel, participação de alunos de comunicação no Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar, formação técnica para os empreendimentos selecionados pelo Fundo Zona Leste Sustentável.

Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária

Organização da sociedade civil sem fins lucrativos que desenvolve ações de qualificação para o ensino público. É reconhecida por seu trabalho de formação continuada de educadores, inovação metodológica e valorização dos espaços de aprendizagem. Desenvolveu com a Fundação Tide Setubal parceria para multiplicação de metodologia do Núcleo de Comunicação São Miguel no Ar no Projeto Jovens Urbanos.

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é uma das melhores escolas de medicina do país. Com mais de 40 anos de atuação, além de formação acadêmica, também contribui com a ciência médica para a realização de pesquisas científicas. Parceira da Fundação Tide Setubal em atividades do Ação Família São Miguel.

Odontoprev

Líder do segmento de assistência odontológica do Brasil, a OdontoPrev é a assistência oficial do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e, por meio de uma parceria com a Fundação Tide Setubal, oferece atendimento às 300 famílias do Ação Família São Miguel.

Book Fair Livraria e Distribuidora

Fundada em 2003, a Book Fair tem como missão levar cultura e informação através da leitura para toda a população. Referência na realização de eventos culturais em escolas e outras instituições, é parceira da Fundação Tide Setubal na organização da Feira do Livro que acontece anualmente no CDC Tide Setubal.