Apresentação

Um breve olhar para a história

Em 2010, a Fundação Tide Setubal completou cinco anos de trabalho na região de São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, com missão de contribuir com o empoderamento da comunidade e o desenvolvimento local.

Ao olhar para esse percurso, podemos destacar três diferentes momentos que caracterizam a evolução das atividades realizadas nesse período. De 2005 a 2007, a Fundação passou por uma fase de descobertas e conhecimento do território. Por meio da escuta e do diálogo com a comunidade, foi possível perceber demandas e desejos de moradores e lideranças. A proposta de fazer com a comunidade e não para a comunidade levou para a região uma nova forma de atuação, aberta e transparente.

No biênio 2008/2009, os aprendizados proporcionados pelas ações diretas começaram a ser multiplicados, por meio de parcerias com escolas, organizações não-governamentais, unidades básicas de saúde. A disseminação das metodologias, com base na escuta, na troca de saberes, é uma forma não só de compartilhar aprendizados como também de ampliar o alcance das ações da Fundação, além de trazer novos conhecimentos, proporcionado pela realização das propostas em outros contextos.

A atuação em rede revelou para Fundação não só a importância e a força do trabalho conjunto, mas também que é fundamental o investimento e o fomento dos agentes locais, contribuindo para o fortalecimento das organizações da região. Por isso, este é um dos focos para o biênio 2010/2011. O lançamento do primeiro edital de projetos, apoiados pela Fundação e a criação do Fundo Zona Leste Sustentável de apoio a micro e pequenos empreendimento traduzem parte do trabalho nesse sentido.

Ao navegar pelo relatório anual, você conhecerá mais sobre as primeiras iniciativas dos projetos de apoio técnico e financeiro para o fortalecimento local. Saberá também de que forma os programas e projetos cresceram, diversificaram seu modo de trabalho e ganharam a concepção de núcleos. Vai conhecer resultados de mobilizações que contaram com o envolvimento da comunidade, que é estimulada a reconhecer seus direitos sociais e aumentar o controle social na região. A programação cultural e as publicações lançadas também estão em pauta nesta síntese 2010 que compartilhamos com você.

Boa Leitura!

Maria Alice Setubal
Presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal

Abaixo, você pode navegar pelas edições anteriores.