Fortalecimento Local

Formações, multiplicação de metodologias, mobilizações, criação de espaços de participação e diálogo. A Fundação realiza inúmeras ações com o objetivo de estabelecer uma rede que envolva o poder público, organizações não governamentais, lideranças, universidades, entre outros atores, no fortalecimento local da região. Desta forma, acredita na construção coletiva como caminho para a transformação e o desenvolvimento local.

Um dos caminhos escolhidos pela Fundação é o apoio a institucionalização das organizações não governamentais do território. Historicamente presentes na região, elas enfrentam os desafios da localidade, em sua maioria, com equipes e orçamentos reduzidos e necessidade de aprimoramento de sua gestão. Em 2010, a Fundação lançou um edital que ofereceu apoio técnico e financeiro para as instituições selecionadas.

Sob a mesma perspectiva, mas direcionada para as cadeias produtivas que contribuam para a economia da região, a Fundação lançou o Fundo Zona Leste Sustentável, em parceria com a Unicsul, Sebrae, Subprefeitura de São Miguel, entre outros, com apoio a micro e pequenos empreendedores de São Miguel Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista. Sem acesso ao micro crédito, o fundo é não reembolsável e oferece apoio a formalização e formações na área de gestão e no estabelecimento de planos de negócios, de acordo com as necessidades especificas de cada empreendedor selecionado.

Atuar em parceria, potencializando ações conectadas a missão da Fundação, ampliando o alcance as oportunidades para a comunidade, também é um caminho para o fortalecimento local. Entre as ações, realizadas em 2010, está a criação do curso Pro Universidade, preparatório para o vestibular e voltado para alunos de escolas públicos, em parceria com a Escola de Artes e Ciências Humanas (EACH-USP Leste).