Núcleos e Projetos

Núcleo Mundo Jovem

Futebol e Cidadania une esporte e desafios da juventude

Atletas de 15 a 25 anos, do Clube Escola e do Grêmio Recreativo Vamo Q. Vamo, projetos realizados no Clube da Comunidade Tide Setubal, o CDC, também integram uma das frentes de trabalho do Mundo Jovem: o projeto Futebol e Cidadania. Nele, faltas, pênaltis, gols dão espaço para as questões que desafiam os jovens. Temas como drogas, sexualidade, cidadania, mundo do trabalho são discutidos em rodas de conversa, com jogos e com exibição de filmes.

O trabalho é realizado em torno de três eixos: discussão dos diferentes assuntos, fundamentais para o desenvolvimento humano; estímulo à participação comunitária; e atividades de letramento, apoiando a melhoria na leitura e na escrita.

Entre as ações realizadas em 2010, as atividades de letramento foram incentivadas com oficinas de comunicação esportiva, realizadas em parceria com o Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar. No exercício, os jovens atuaram como comentaristas, narradores e repórteres em campo, elaboraram um show do intervalo, com análises táticas como acontecem nas transmissões de TV e rádio. Além disso, os programas apresentaram reflexões criticas sobre temas polêmicos como homofobia e o mercado do futebol. Antes de a bola rolar, os meninos escreveram as perguntas para entrevistas e também seus comentários.

No trabalho temático, as profissões e o mundo do trabalho ganharam grande destaque. Na primeira fase, foram propostas atividades de autoconhecimento, para que os participantes pensassem no que gostam e no que esperam para o futuro. Depois, profissionais foram ao encontro dos grupos, para falar de suas trajetórias. Com isso, os participantes tiraram dúvidas sobre entrevista, currículo, modelos de trabalho de autogestão, como as cooperativas, além de abordar direitos trabalhistas.