Núcleos e Projetos

Oficina Escola de Culinária desenvolve habilidades das participantes

Em 2010, mais de 120 pessoas foram certificadas em módulos de culinária. Boa parte da turma é formada por mulheres do Programa Ação Família São Miguel. Na Oficina Escola de Culinária, elas desenvolvem habilidades na cozinha, aprendendo diferentes receitas de biscoitos, doces, salgados, bolos decorados, chocolates e outras. São igualmente incentivadas a empregarem as lições para gerar renda, comercializando os produtos que aprendem nas aulas.

Em 2011, o intuito é estimular ainda mais o empreendedorismo das mulheres. Parte delas já vende os produtos, mas não tem técnicas de comercialização, nem pensa no mercado formal. “Ofereceremos aulas práticas e teóricas. Em uma, desenvolveremos habilidades gastronômicas e ensinaremos a embalar, conservar, oferecendo dicas para comercialização. Nas teóricas, pretendemos aprimorar esse olhar empreendedor”, contou Lúcia Amadeo, coordenadora do Programa Ação Família. As aulas prática continuarão sob responsabilidade do Sesi, enquanto as de empreendedorismo devem ficar por conta do Sebrae.

Leia depoimentos de participantes do projeto:

“Eu já fazia doces e queria aperfeiçoamento. Aqui aprendi a confeitar bolo e a fazer biscoitos. Gostei muito dos três módulos. A professora é muito legal, tem paciência para ensinar. As colegas estão sempre ajudando, e a cozinha tem uma estrutura excelente, tudo o que precisamos está lá”.
Rosimeire Oliveira de Jesus, 44, moradora de São Miguel

“Fiz todos os módulos deste ano. Sempre gostei de cozinha e sonho abrir uma bomboniére. Eu aprendi a fazer bolos e salgados e ceias de Natal. Já faço algumas coisas pra fora e tenho ganhado um dinheirinho”.
Lucidalva Alves da silva, 42, moradora de São Miguel