Relatório Anual de Atividades 2010

Gestão de Espaços

Clube da Comunidade Tide Setubal (CDC)

Em 2010, a Fundação Tide Setubal completou cinco anos. Ao iniciar suas atividades em São Miguel Paulista, optou por não construir uma sede própria, mas sim reformar um equipamento da comunidade, por valorizar a história local e acreditar que era possível transformá-lo.

O Clube da Comunidade Tide Setubal (CDC) foi o local escolhido e ganhou também uma nova gestão, que ampliou às atividades com opções esportivas, educativas e culturais. A diversidade contribui para o CDC se tornar um lugar de encontro, de aprendizado, de mobilização.

Essa mudança só foi possível com diálogo e construção conjunta com a comunidade. Hoje, cinco anos depois, O CDC é sede de um encontro caipira já tradicional na região com presença de cerca de seis mil pessoas em três dias de evento, nos quais os participantes se reencontram com suas raízes e com as mais diferentes expressões da cultura brasileira.

Outras ações estão no calendário e proporcionam uma conexão entre o CDC e São Miguel e entre São Miguel e o centro da cidade. A feira do livro, por exemplo, se transformou em um grande festival que tomou as ruas do bairro em corredores de livro e de literatura. A experiência nascida no CDC reuniu, em 2010, cerca de 30 mil pessoas em praças, pontos de ônibus, bibliotecas, pontos de leitura. Pessoas experimentando um encontro com os livros e com a leitura.

Além da programação, ampliamos as oportunidades de aprendizado com atividades de esporte, cultura e lazer, do Clube Escola, com o teatro no Arteculturação, com as reflexões de projetos de vida no Espaço Menina-Mulher, com a produção e preservação da história local no CPDOC e com a melhoria da qualidade de vida, foco do Programa Ação Família. Só o Clube Escola contou com cerca de 1200 crianças e adolescentes inscritos em suas atividades. Como participam de mais de uma oficina, elas totalizaram 23 mil atendimentos do programa, no CDC.

As atividades esportivas como o Festival de Esportes, com sua segunda edição, e a Virada Esportiva também se fortalecem. Em 2010,reuniram cerca de 4500 pessoas, entre freqüentadores do clube, participantes do clube escola e alunos de escolas públicas da região. Ainda na área de esportes, o campo do clube foi reformado e ganhou estrutura de futebol society.

Outra característica do CDC Tide Setubal, construída ao longo desses cinco anos, é ser um espaço de mobilização com debate e fóruns para construção de encaminhamentos para respostas às demandas locais. Exemplos disso são os encontros do Movimento Nossa Zona Leste, o Fórum de Políticas Públicas do Jardim São Vicente, Vila Rosária, Nitro Operária, Cidade Nova e adjacências, o Encontro de Cultura e Sustentabilidade. Ações conjuntas que ano a ano fortalecem a identidade do CDC na comunidade.