Gestão de Espaços

Galpão de Cultura e Cidadania

Ao criar o projeto do Galpão de Cultura e Cidadania, a Fundação Tide Setubal, em parceria com a Sociedade Amigos do Jardim Lapenna, tinha como objetivo torná-lo um local de troca de saberes, de novas oportunidades de conhecimento e de mudanças para o bairro.

O desejo era construir um lugar onde as pessoas pudessem se fortalecer e participar como protagonistas de sua história, e da história de sua comunidade. Hoje, percebemos que os moradores têm uma relação de convivência, de aprendizado e de participação no Galpão.

As conquistas de 2010, revelam a força dessa relação. O Ponto de Leitura conta com mais de 380 pessoas matriculadas para retirar livros, participar de conversas com autores e das contações de história. Em 2010, foram realizados 3518 empréstimos. Os cursos da Oficina Escola de Culinária são um sucesso, com a certificação de mais de 120 mulheres, alunas dos diferentes módulos.

O Núcleo de Música e Luteria ampliou a estrutura de sua oficina de construção de instrumentos e reuniu cerca de 200 pessoas, entre alunos e grupos da região que utilizam a oficina, aberta 40 horas por semana. O Núcleo lançou, em 2010, o livro Olhar, Ouvir e Tocar, Experiência da Educação pela Arte, que divulga o modo de construção de instrumentos e será distribuído para outras organizações, levando esse trabalho do Jd. Lapenna para outras regiões.

No Espaço Jovem, drogas, cidadania, sexualidade, mercado de trabalho entre outros foram temas dos encontros que contribuíram para as relações com a família, as escolhas e os projetos de vida dos participantes.

O Programa Ação Família reuniu 120 famílias com atividades de melhoria da qualidade de vida, cursos com foco na geração de renda e estímulo à participação em mobilizações por mudanças na região.

O Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar fortaleceu sua parceria com a comunidade com as produções TV e na Rádio de Rua, sobre questões do bairro. Esse também é o papel do Fórum Permanente dos Movimentos do Jd. Lapenna, União de Vila Nova e Sítio Mirim. Esse espaço de participação, que nasceu em 2010, tem estimulado ações para mudanças no bairro. São transformações discutidas e cobradas para saírem do papel.

Neste primeiro ano, o fórum já tem muito a comemorar, pois conquistou a construção de uma escola técnica para a região, a legalização do terreno da Rua Pascal Zimbaldi para a UBS Lapenna e verba no orçamento público para a sua construção, além da atuação do Programa Saúde da Família no Jd. Lapenna.