Articulação e Mobilização

Fórum Permanente de Desenvolvimento Local

O Fórum Permanente dos Movimentos do Jd. Lapenna, União de Vila Nova e Sítio Mirim nasceu em 2009 como espaço de reflexão, participação para encontrar caminhos e soluções para necessidades da região em áreas como educação, saúde, saneamento básico, entre outras. A escolha do tema, os encaminhamentos, as visitas às diferentes secretarias, para reivindicar soluções para as demandas locais, acontecem sempre como um aprendizado para os moradores, transformando o Fórum também em um espaço de formação para participação.

Os encontros mensais contam com a presença de lideranças locais, equipe da Fundação Tide Setubal, a comunidade, além de representantes do governo, convidados para debater sobre questões de interesse da localidade e planejar negociações e encaminhamentos.

Esse encontro que propicia o exercício político apartidário é sustentado pela Fundação na organização de fóruns, parcerias e participação em movimentos organizados são exercícios permanentes do papel político da Fundação Tide Setubal para impulsionar os agentes locais assumirem uma postura autônoma e participativa nas decisões públicas que afetam a sua comunidade.

Em 2010, o movimento teve importante papel na chegada de uma nova escola técnica (Etec) para São Miguel. Enquanto a obra não fica pronta, cursos técnicos já começaram a ser oferecidos, ocupando salas de aula disponíveis na Escola Paulo Kobayashi. Uma reivindicação antiga na área de saúde teve uma reposta do poder público: a garantia de atendimento pelo Programa Saúde da Família (PSF) aos moradores do Jd. Lapenna e a legalização de um terreno para construção do posto de saúde para região, com a conseqüente destinação de verbas públicas no orçamento da Prefeitura para essa construção. A Secretaria Municipal de Saúde já fez um piloto e agora abrigará, em 2011, a equipe do PSF em espaço da Sociedade Amigos do Jardim Lapenna, que deverá passar por reformas.

Fórum Permanente Jd. São Vicente, da Vila Rosária, da Nitro Operária e da Cidade Nova

Os avanços do movimento popular no Fórum Permanente dos Movimentos do Jd. Lapenna, União de Vila Nova e Sítio Mirim motivaram a formação de outro núcleo, com moradores e lideranças do Jd. São Vicente, da Vila Rosária, da Nitro Operária e da Cidade Nova.

Incentivados pela Fundação Tide Setubal, as reuniões temáticas, realizados no CDC Tide Setubal, colocaram em pauta e geraram encaminhamentos junto ao poder público de temas como: a ampliação e adequação do espaço de um antigo sacolão em uma Unidade Básica de Saúde, envolvimento do poder público na qualificação de um Centro de Atenção Psicossocial para região; questões relacionadas ao trabalho realizado com jovens que cometeram ato infracional; segurança pública, entre outros temas.

imagem imagem