Articulação e Mobilização

Revitalização do mercado

Esse desejo, antigo na comunidade, foi resgatado por participantes do curso de formação de lideranças do Projeto ArteCulturAção, oferecido, anualmente, pela Fundação Tide Setubal. Como proposta final de um curso, o grupo propôs a reforma do mercado. A partir desse projeto, a Fundação mobilizou o arquiteto Ruy Otake e diferentes políticos da região, que destinaram verbas para a obra.

Desde 2009, a Fundação articula fóruns e reuniões permanentes com poder público (municipal, estadual e federal), com a sociedade civil e os demais segmentos sociais da região. Algumas reformas já foram realizadas como a mudança de piso, a pintura da fachada e a recolocação do relógio da torre do mercado. Essas transformações trazem consigo uma valorização do local pela comunidade, com maior reconhecimento para esse espaço.

Novas mudanças estão previstas com a perspectiva de trazer para o Mercado uma nova concepção com espaço cultural como local para apresentações de grupos da região, construção de restaurantes com cardápio da região, integrando o Mercado ao circuito cultural do bairro, assim como a Capela de São Miguel Arcanjo, a mais antiga do Brasil.

imagem