Relatório Anual de Atividades 2010

Fortalecimento Local

Fundo Zona Leste
Sustentável

Com a experiência e o contato com diferentes atores dentro da comunidade, estudos e pesquisas sobre o mercado de trabalho na região e também a análise de experiências em outros lugares do Brasil, a Fundação lançou em setembro de 2010, a Comunidade Zona Leste Sustenta (www.zlsustenta.org.br). Essa iniciativa nasceu da união de diversas organizações privadas e públicas cujo objetivo comum é o de impulsionar e fortalecer ações produtivas que apresentem vínculos consistentes com a região da Zona Leste de São Paulo e estejam comprometidos com a geração de emprego e renda de forma justa e ambientalmente sustentável. Os recursos do Fundo são proveniente de doações de empresas, pessoas físicas e instituições que desejam contribuir para transformação da região. Na sua gestão o fundo conta com um comitê programático formado pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) Sebrae/SP, a USP Leste, o Fórum de Desenvolvimento da Zona Leste, a Associação Comercial de São Paulo, a Subprefeitura de São Miguel Paulista, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, a Fundação Tide Setubal,o Instituto Ethos, além de lideranças comunitárias representativas da comunidade local.Os recursos financeiros serão administrados pela Fundep, ligada a Universidade Federal de Minais Gerais. Os recursos iniciais de 350 mil, não reembolsáveis,, foram aplicados em compra de equipamentos ou composição de capital de giro, com vistas à geração de renda e à abertura de futuros postos de trabalho na Zona Leste.

O processo de acompanhamento e monitoramento avaliará a prestação de contas, a evolução no número de clientes, os prazos de entregas, e inovação em produtos, entre outros aspectos relevantes para o sucesso dos negócios.

O primeiro edital do Fundo recebeu 42 inscrições e foram selecionados 12 projetos propostos por cooperativas, microempresas, empreendimentos individuais e organizações sociais, que receberão, além dos recursos financeiros, orientação técnica e formação.

Os empreendimentos envolvem as áreas de alimentação, meio ambiente, confecção, comunicação e contabilidade e, agora, terão a oportunidade de formalizar e alavancar seus negócios, além de aprimorar a gestão, por meio de capacitações, acompanhamento e monitoramento.

Um ponto em comum foi o desejo de se profissionalizar mais e aprofundar o conhecimento sobre administração e gestão financeira para sucesso de seus empreendimentos.

A maioria declarou que já tem domínio das atividades produtivas que realiza, mas apresenta dificuldade em lidar com questões como administrar impostos, ganho em escala, posicionamento de marca, entre outros. O objetivo de se solidificar financeiramente e de se expandir depois, de uma forma sustentável, também é forte entre eles.

imagem imagem