Fortalecimento Local

Edital 2010

Presentes na história de São Miguel Paulista, os movimentos sociais e as organizações não governamentais são reconhecidos pelos moradores e realizam um trabalho próximo de sua comunidade. A maioria tem em sua equipe pessoas que nasceram no bairro e dedicam-se a uma militância permanente. Com equipes e orçamentos reduzidos, a mobilização de recursos e o aprimoramento da gestão, estão entre os desafios dessas organizações. O edital foi uma oportunidade nesse sentido, pois entre seus objetivos estava proporcionar o exercício de implantação de projetos propostos pelas organizações, bem como a reflexão sobre o uso dos recursos financeiros e humanos, a prestação de contas e outros elementos da gestão.

O primeiro edital foi destinado às organizações com trabalhos direcionados a jovens, de 14 a 25 anos, com atuação em São Miguel, Itaim Paulista e Ermelino Matarazzo. Um comitê técnico selecionou cinco projetos, entre os 31 inscritos: Instituto União de Keralux, Instituto Nova União da Arte, Associação Recreativa Brasil do Jardim Miraguaia, Salus Associação para Saúde. O investimento total do primeiro ano foi de R$ 190 mil (veja abaixo matérias sobre os selecionados).

Na avaliação final, realizada pela EKOABOK, Formação e Assessoria em Desenvolvimento Social, três, das cinco organizações escolhidas, revelaram que o recurso do edital foi o primeiro financiamento privado recebido. Entre os benefícios proporcionados pelo apoio, as organizações destacam a oportunidade de realizar atividades que não costumam ser financiadas pelos convênios com o governo. A parceria com a Fundação também foi apontado como uma oportunidade de fortalecer a apresentação de projetos para outros financiadores, dando mais credibilidade ao trabalho desenvolvido. O aprendizado na área de gestão, proporcionado por atividades como a prestação de contas e acompanhamento do orçamento, foram destacados como fundamentais para o amadurecimento da instituição.

Diante disso, em 2011, a segunda edição do edital selecionará organizações da região para um curso de gestão. Serão 15 instituições escolhidas, com dois representantes cada. A formação, de seis meses, abordará a parte teórica e prática da criação de um plano de gestão. Instituição e representantes receberão bolsa-auxílio.