Relatório Anual de Atividades 2010

Núcleos e Projetos

Centro de Pesquisa e Documentação São Miguel (CPDOC - São Miguel)

Com sua sede no CDC Tide Setubal, o Centro de Pesquisa e Documentação (CPDOC) São Miguel atua com o objetivo de produzir, circular e preservar o acervo de memória do bairro, formado por fotos, depoimentos, histórias de quem vive e viveu na região.

Para isso, atua em três frentes: formação, por meio de oficinas; fruição, com expedições fotográficas; e difusão, com exposições fotográficas. Em 2010, fotografia e memória, fotodocumentário e videodocumentário foram temas das oficinas que unem a produção e a leitura das imagens, alinhadas à memória do bairro.

Já as expedições buscam colocar os participantes em contato com pontos históricos e tradicionais do bairro. Nas visitas, os integrantes da expedição fotografam os pontos por onde passam e ampliam o conhecimento e também o acervo com suas produções.

Em 2010, duas expedições marcaram as atividades do CPDOC. Uma realizada no mês de julho com um grupo de funcionários da empresa Google, com escritório na região do Itaim Bibi. Anualmente, a empresa destina um dia de trabalho para uma ação voluntária. A expedição apresentou o bairro aos visitantes com seus pontos históricos, o centro comercial e a região do Jardim Lapenna, onde fica o Galpão de Cultura e Cidadania. Lá o grupo realizou uma oficina de iniciação à internet com moradores, integrantes do Programa Ação Família. Um blog e mais de 250 fotos foram produzidos durante o encontro.

Outra expedição foi realizada, em setembro, durante as festividades de aniversário do bairro, reunindo moradores da região. Nesse período, aconteceu uma exposição ampla do acervo fotográfico digital, no Mercado Municipal de São Miguel, um dos pontos da festa. Mais de 1500 pessoas passaram por lá e cerca de 150 pediram informações sobre a história registrada nas fotos.

Manter e estimular a reflexão sobre a memória social do bairro também foi ferramenta para estimular a participação da comunidade nas mobilizações pelas demandas do bairro. Em uma oficina nomeada de Cartografia dos Sentidos, os participantes, moradores do Jardim Lapenna onde acontece o Fórum Permanente de Desenvolvimento, utilizaram a ferramenta Google Earth para estudar e localizar as ruas e as informações de equipamentos públicos da localidade. A partir disso, o grupo refletiu sobre o que é um registro informativo, como ele pode ser feito e de que forma pode contribuir para diagnosticar e reivindicar políticas, junto ao poder público, numa ação de memória viva da realidade do bairro.

O exercício de registro, por entrevista ou por imagens, integrou também as ações realizadas no projeto CPDOC na Escola. Nele, alunos e professores participaram de atividades focadas na produção com as novas tecnologias com o desafio de transportar a prática para as atividades na sala de aula.

Alunos da Universidade Cruzeiro do Sul colocaram seus conhecimentos em prática no encontro entre a escola e a comunidade. Além de conhecerem o CPDOC como espaço de pesquisa, estudantes de arquitetura e urbanismo se aproximaram do Centro de Pesquisa e também do Programa Ação Família para elaboração conjunta de um projeto, que nasceu com a perspectiva de sinalização da comunidade e avançou para a concepção de um curso de educação urbana para moradores da região do Galpão de Cultura e Cidadania.

Outra ação realizada em parceria com uma universidade da região, neste caso a Escola de Artes e Ciências da Humanidade (EACH/USP-Leste) foi a participação do CPDOC no I simpósio de Memória Zona Leste, que reuniu 86 trabalhos de pesquisadores e instituições que abordam a memória. O CPDOC participou na sessão temática Memória e Instituição e apresentou apresentar a sua experiência com a utilização das redes sociais existentes na internet para a produção da memória social na região.

Ano a ano, o CPDOC busca ampliar sua visibilidade como centro de pesquisa e de informação sobre São Miguel na comunidade e na cidade. Para isso, se mantém conectado às redes sociais e disponibiliza material produzido por meio de seu blog (http://cpdocsaomiguelpaulista.blogspot.com), alimentado com produções, entrevistas e vídeo sobre a região. Além disso, o espaço é aberto à comunidade de segunda a sexta-feira.

imagem imagem imagem imagem imagem imagem imagem