Relatório Anual de Atividades 2010

Núcleos e Projetos

Núcleo Mundo Jovem

O Núcleo Mundo Jovem atua com objetivo de colaborar com o fortalecimento de projetos de vida autônomos e qualificados dos adolescentes e jovens, mediante ações diretas, e compartilhamento de saberes, produzidos nos 5 anos de existência do projeto, com profissionais que atuam com o mesmo público, e pela articulação com políticas públicas de juventude.

Os projetos Menina Mulher, Espaço Jovem e Futebol e Cidadania (veja link abaixo) formam as frentes de ação direta do Núcleo, com 105 participantes. Com grupos de adolescentes, a partir de 12 anos, os projetos proporcionam encontros semanais sobre sexualidade, violência, família, drogas, mundo do trabalho, entre outros. Por meio de oficinas, jogos, encenações estimulam-se a convivência e a participação coletiva, para que cada jovem pense no seu papel como filho, como aluno, como morador do bairro. Passeios e visitas culturais também são oferecidos para conhecer a cidade e ter contato com diferentes expressões artísticas.

Os resultados desse processo aparecem nas relações familiares, na capacidade de expressar ideias, no respeito aos colegas, na preocupação com a escola e com a comunidade, nos cuidados consigo e no compromisso com aqueles com quem se relacionam, no desejo de pensar em projetos para sua vida afetiva, escolar e profissional.

Compartilhar essa experiência em outros espaços nos quais os jovens participam, e multiplicar essa forma de contribuir com a trajetória de vida e escolhas desse público, deu origem a multiplicação da metodologia, ampliando o impacto das ações do Núcleo Mundo Jovem na região.

Esse eixo do trabalho foi realizado com três grupos de formação diferentes. Um constituído por professores da rede pública, outro por educadores sociais de Organizações Não Governamentais e técnicos de Unidades Básicas de Saúde, e um terceiro que reuniu universitários dos cursos de pedagogia, artes visuais, geografia, história, letras, logística e matemática da Unicsul (Universidade Cruzeiro do Sul). No total, 90 profissionais participaram da formação.

Em cada grupo, o Núcleo Mundo Jovem buscou respeitar demandas e estabelecer dinâmicas especificas de formação, em um processo baseado na confiança e na troca de experiência, para a construção de novos conhecimentos.

Diante dos desafios das novas tecnologias, e das constantes transformações das referências da cultura contemporânea sobre cada tema abordado pelo núcleo, a parceria com os professores buscou catalisar a reflexão sobre transformação da sala de aula em um novo espaço educativo, e a respeito da relação professor/aluno, partindo da percepção da construção conjunta de saberes. Alinhado a isso, o debate sobre integração, identidade, diversidade, sexualidade, drogas trouxe novas referências e fortaleceu professores para o diálogo e aproximação com os alunos.

Nos encontros com educadores sociais e profissionais de unidades básicas de saúde, um dos destaques foi o papel do planejamento, execução e avaliação das atividades, contribuindo para a transformação de um trabalho de assistência para ações mais educativo. Durante o processo, foi possível perceber que, muitas vezes, esses profissionais atuam em equipes reduzidas e as buscas por aprimoramento são individuais, o que demonstra os desafios de gestão das organizações.

A turma formada por alunos da Universidade Cruzeiro do Sul trouxe os anseios de quem começa a atuar profissionalmente em estágios ou em seus primeiros empregos como educadores. A dinâmica prática das oficinas e as abordagens ampliadas das temáticas foram apontadas como ferramentas para o inicio da atuação profissional, combustível para quem quer contribuir com a melhoria da qualidade da educação.

O trabalho de formação com os diferentes públicos, realizado durante o ano, proporcionou aproximação com a realidade das escolas públicas, das atividades comunitárias conhecendo demandas potenciais e saberes acumulados. Nesse sentido, o grupo identificou a atuação em rede como algo de fundamental importância para a ampliação de oportunidades para os jovens das comunidades e também para o aperfeiçoamento do trabalho das instituições. Nesse sentido, o tema terá suas questões ampliadas em 2011.

As ações diretas do Mundo Jovem e a multiplicação da metodologia alimentam as experiências do Núcleo, que se renovam ano a ano para acompanhar a dinâmica de transformação dos jovens, fortalecendo quem atua nessa rede de formação.

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