Relatório Anual de Atividades 2010

Núcleos e Projetos

Ação Família

Aumentar o protagonismo e o desenvolvimento das famílias em situação de vulnerabilidade, no Jardim Lapenna e no Jardim São Vicente, em São Miguel Paulista, por meio da articulação das políticas e outros agentes da sociedade com vistas a melhorar a qualidade de vida da família e da comunidade é o objetivo central do Ação Família.

Com essa proposta, a formação socioeducativa é o ponto de partida para as atividades do programa. Com informação e diálogo conjunto, os participantes se encontram, quinzenalmente, em reuniões socioeducativas focadas, principalmente, nas questões que nascem nas relações familiares. Temas como educação, saúde, habitação, diálogo com os filhos são debatidos coletivamente. A reflexão e os novos conhecimentos proporcionam o exercício de uma nova postura na família.

Em 2010, sexualidade, drogas e convivência foram assuntos trazidos pelas participantes como um desafio na relação com os filhos. Com o apoio do Núcleo Mundo Jovem, a equipe pode se preparar para colocar em debate a opinião dos jovens, contribuindo, assim, para um novo olhar dos pais.

Ampliar o conhecimento sobre temas de maior interesse dos grupos inspiram encontros temáticos. Saúde foi o assunto tratado em dois deles. Um realizado em parceria com a empresa Odontoprev, com a montagem de um escovódromo e orientações sobre higiene bucal. O outro, promovido pela Universidade Cruzeiro do Sul, realizou avaliação e encaminhamentos de crianças do Programa Clube Escola para atendimento odontológico básico na clinica da universidade. Sexualidade na adolescência também ganhou destaque em um debate mais ampliado.

As ações formativas têm como propósito fortalecer os participantes e a Terapia Comunitária, aberta aos moradores da região, segue essa diretriz. Os encontros são orientados por uma estratégia na qual histórias são compartilhadas e a superação de outros participantes estimula resoluções, discutidas no grupo.

Oportunidade de aumentar a renda da alinha-se a perspectiva de fortalecimento familiar. Em 2010, o Programa ofereceu cursos de corte e costura e de culinária, na Oficina Escola do Jardim Lapenna, além de um curso de elétrica, em parceria com a Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul).

A união de todas essas ações busca fortalecer cada participante para que possa transformar o seu cotidiano e também sua comunidade. Isso tem acontecido com o envolvimento de muitas mulheres do Ação Família no Fórum Permanente dos Movimentos do Jd. Lapenna, União de Vila Nova e Sítio Mirim (veja alguns resultados em mobilização).

Ao longo do ano, na avaliação do Programa foi possível identificar a necessidade de um acompanhamento continuo dos participantes, firmando compromissos de participação e envolvimento. Nesse sentido, em 2011, o Programa direciona suas ações para um plano com metas especificas para os participantes, priorizando o acesso aos programas sociais e aos serviços públicos.

imagem imagem imagem imagem imagem imagem imagem imagem imagem imagem